sábado, 9 de junho de 2012

Portugal entra a perder no Euro 2012

Portugal perdeu por 1-0 com a Alemanha na sua estreia no Euro 2012, a má finalização custou caro à selecção portuguesa que agora dificulta a passagem à fase seguinte.
Foi um jogo muito táctico, com a Alemanha a gerir o jogo e os jogadores lusos a jogar atrás da linha da bola, no entanto, os germânicos também um pouco na expectativa não foram para cima dos portugueses e raramente remataram à baliza de Rui Patrício, ao contrário dos comandados de Paulo Bento que sempre que tiveram oportunidade tentaram incomodar Neuer, mas sem sucesso.
Pepe em cima do intervalo teve a mais flagrante oportunidade do jogo, na sequência de um canto, o central do Real Madrid surge sozinho e remata em jeito com a bola a embater na trave e a cair sobre a linha de golo, um momento que podia ser decisivo, um golo em cima do intervalo alterava a postura da Alemanha na segunda parte, ia obrigá-los a correr atrás do resultado e abrir mais espaços para o contra-ataque luso, mas os atletas desceram ao balneário com um nulo.
Portugal não estava a efectuar bem a transição defesa-ataque com qualidade, falhou muitos passes, mas estava segura defensivamente e através das acções de Cristiano Ronaldo e Nani foram tentando criar perigo sobre a defensiva alemã.
A segunda parte manteve-se muito táctica, com ambas as selecções a terem medo de arriscar, temendo ambos o adversário, dando a ideia de estarem satisfeitos com o resultado, mas a Alemanha teve uma coisa que Portugal não tem, eficácia, tem um avançado de área muito forte na finalização que na sua primeira oportunidade não desperdiçou e traiu a táctica portuguesa que teria de pegar no jogo e cair em cima dos alemães.
Nelson Oliveira já estava em campo, a cumprir as mesmas funções de Hélder Postiga, um avançado móvel que "roesse os calcanhares" aos defesas alemães, mas o avançado esteve muito apagado e só se viu numa assistência que colocou o outro jogador que entrou, Varela, na cara do guarda-redes, mas que lhe permitiu a defesa.
Paulo Bento errou, pois estando a perder não arriscou, não esgotou as substituições, exigia-se uma última substituição, possivelmente de Hugo Almeida, para a utilização de um futebol mais directo, não que Portugal não tenha criado oportunidades suficientes para justificar o golo, mas talvez tenha faltado o ponta de lança de área que é Hugo Almeida e aí, Paulo Bento cometeu o erro grave de a perder não ter gasto as opções.
O resultado acaba por premiar a equipa mais eficaz, ambas as equipas jogaram muito na expectativa, mas foram os portugueses que criaram mais perigo, no entanto, o ataque alemão é mortífero e sem fazer muito conseguiu o golo da vitória.
Agora Portugal precisa de derrotar a Dinamarca para manter viva a esperança de seguir em frente no Euro 2012, qualidade temos para isso, é preciso é uma maior eficácia na finalização e um treinador que tome as decisões mais acertadas.

Eleição Diário Euro 2012: Melhor em campo -Hummels

Sem comentários: